24 de agosto de 2004

O tempo, as expectativas e o princípio da realidade


Freud, diz a certa altura (não me perguntem exactamente quando nem onde) que o ser humano ao longo do seu desenvolvimento vai vivendo cada vez mais segundo o princípio da relidade e menos segundo o princípio do prazer, o que não é necessariamente mau, aliás como todas as transformações ao longo da vida. O que isto parece querer dizer é que os momentos que espontaneamente nos dão prazer se vão reduzindo em função dos 'deveres' e das 'responsabilidades' que vamos assumindo. mas isto quer dizer também que ganhamos uma maior consciência desses momentos e da sua necessidade, isto é, o que 'perdemos' em tempo podemos ganhar em intensidade. Quanto a mim, um dos problemas que poderão surgir, são as expectativas em relação a esses instantes mágicos... É bom esperar se a espera não for desespero... é bom esperar serenamente... Agradeço pois o tempo de prazer que este momento me proporciona e aqueles que o partilham comigo e me incentivam a dele usufruir. Tentarei corresponder às expectativas... num percurso suave e sereno...

2 comentários:

oasis dossonhos disse...

Que surpresa boa, hoje, ao fim da tarde ter descoberto que havia mais sumo no teu blog.Ainda nem li o texto, mas já estou a rejubilar!
Saravá, ave do sul!

Margarida Bonvalot disse...

De certo modo sinto-me um pouco responsável pelo teu blog, o da Ana e o do Luís. Gostei muito do que aqui li e fico á espera de mais. Tudo leva a crer que nos vamos "ver" muito mais vezes...