25 de agosto de 2004

O trabalho em Agosto

Pois é, ao contrário do que aparentemente se crê, os professores também trabalham em Agosto (e nos outros meses todos do ano), sobretudo quando nos deparamos com um ministério que exige às escolas aquilo que não consegue cumprir, nomeadamente a nível do respeito de prazos. Nunca compreendi, ou desejo não compreender, porque é que na maioria dos casos a mediocridade é apanágio do poder. Coitado do meu amigo Aristóteles que, se pudesse ter consciência do quão pouco evoluímos desde então, teria considerado em vão todo o seu trabalho. Mas eu, como sou optimista por natureza acredito ainda que as transformações, embora lentas, hão-de ser positivas.
Mas deixemo-nos de coisas tristes, a verdade é que o trabalho em Agosto é também acompanhado pela serenidade do Verão, sobretudo nos dias de calor ameno e brisas mornas. Apesar de quase todos estarem de férias, não há ressentimentos, é como se o espírito do Estio se prolongasse por todo o lado. É isso talvez que me permite hoje, em pleno horário laboral, ter arranjado um momento mágico para escrever estas linhas. De acordo com o meu amigo Luís também eu digo que devia ser sempre Verão...

2 comentários:

Margarida Bonvalot disse...

Estou inteiramente de acordo contigo quanto á quietude de um Agosto em Lisboa. Em 30 e tal anos de trabalhosó fiz férias neste mês umas 3 ou 4 vezes. Que bom que é termos uma cidade sem atropelos nem correrias ás cegas, transportes quase só para nós, deparar com gente que olha à sua volta com olhos de ver, "vagueando pela brisa da tarde" numa Lisboa serena e apaziguada.
Quanto aos blogs (tou a corar!...), obrigada pelas tuas palavras, acho é que temos que nos juntar todos para eu vos transmitir o poucochinho que sei e fazermos dos nossos "cadernos quase diários" os mais bonitos e equilibrados deste nosso novo universo.
Beijinhos.

oasis dossonhos disse...

Miúda! É tão bom partilhar ideias e este Agosto mágico entre nós, gracias a la vida que mi a dado tanto!!! Parabéns por este novo texto que enriqueceu o teu diário neste mundo blog...